PREFEITURA DE RODRIGUES ALVES PARTICIPA DE REUNIÃO COM O INSTITUTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

27.04.2018 17:31 Por PREFEITURA RODRIGUES ALVES

O prefeito Sebastião Correia e a secretária de meio ambiente e turismo Joice Matos, participaram de uma importante reunião com a equipe técnica do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre representado por Charles Henderson e Nésia Moreno que aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), na Prefeitura Municipal de Rodrigues Alves (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo).

A principal pauta de discussão da reunião foi para apresentar os Serviços Ambientais do Acre – SISA, assim como o Programa REM ACRE Fase II. Desse modo, também foi tratado sobre a redução do índice de desmatamento no Estado do Acre visando à continuidade das ações no município de Rodrigues Alves através dos investimentos oferecidos pelo Programa Global REDD Ealy Movers (REM) que é financiado pelo Banco Alemão de Desenvolvimento KfW.

O principal objetivo desses investimentos garantidos pelo Banco Alemão de Desenvolvimento KfW e oferecidos pelo programa Global REDD Ealy Movers (REM) é para o incentivo dos serviços ambientais do Carbono (ISA Carbono), dos Serviços Ambientais do Acre – SISA, criado pela Lei Estadual Nº 2308/2010.

Somente no município de Rodrigues Alves já foram investidos recursos na cadeia produtiva do murmurú e da mandioca nas Comunidades Rurais da Nova Cintra, São Pedro e PA – Paraná dos Mouras.

Para a secretária de meio ambiente e turismo Joice Matos. “Levando em consideração que o município de Rodrigues Alves tem 14 projetos de assentamentos e 70% da população reside na Zona Rural e geralmente sobrevivem da agricultura familiar. Receber esse tipo de fomento é trazer melhorias para a qualidade de vida dos moradores dos ramais e ribeirinhos. Isso significa dizer que são investimentos que irão aperfeiçoar os conhecimentos sobre o correto uso do solo para as famílias que tanto necessitam da terra para se manter. Nesse sentido, nós enquanto gestores municipais estamos de portas para que juntos possamos ser parceiros na gestão desse trabalho”. Finaliza Matos.

Já para o prefeito Sebastião Correia. “Quero agradecer a equipe do Instituto de Mudanças Climáticas por dar atenção ao nosso município e enquanto prefeito de Rodrigues Alves, por conhecer a realidade da zona rural, pois nasci e me criei vivendo e trabalhando nesse meio, posso afirmar que conheço todas as dificuldades, tudo que for para a melhoria de vida da nossa população, sempre estaremos de portas abertas para contribuir com a qualidade de vida das pessoas que moram nos ramais e no beiradão do Rio Juruá e Paraná dos Mouras. A nossa equipe da secretaria de meio ambiente e turismo está autorizada a se colocar a inteira disposição para que juntos possamos levar para as comunidades rurais os trabalhos que tem investimentos do banco e do instituto”.

Por fim, esses investimentos para a qualificação das famílias que residem na Zona Rural do município de Rodrigues Alves é de suma importância para o correto e saudável uso da terra (solo) que por sua vez poderá ser utilizada com o plantio e garantirá a permanência e sobrevivência das pessoas que moram nas comunidades rurais.

Fonte: Ralph Luís do N. Fernandes – Assessoria de Comunicação.

Prefeitura Municipal de Rodrigues Alves – CONSTRUINDO UM ANOVA HISTÓRIADSC_0466 DSC_0470 DSC_0473 DSC_0474 DSC_0476 DSC_0477 DSC_0479