SE OUTUBRO FOI ROSA, NOVEMBRO SERÁ AZUL!

09.11.2017 14:29 Por PREFEITURA RODRIGUES ALVES

20171107_075256 IMG-20171107-WA0048

A Prefeitura Municipal de Rodrigues Alves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou em outubro e realizará em novembro uma programação extensa nas unidades de saúde do município e no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, contemplando a zona urbana e rural.

OUTUBRO ROSA

A Coordenadora Municipal de Saúde da Mulher e da Criança, Manelisse Coelho Moura do Nascimento, que é enfermeira, esteve à frente das atividades desenvolvidas na zona urbana nas Unidades de Saúde Padre Teodoro Arnds, Eutália Paula de Oliveira e no CRAS. Na zona rural as atividades foram desenvolvidas na Comunidade São Gerônimo.

Foram realizadas atividades educativas com a participação das mulheres, oportunidade em que foi oferecido durante todo o mês de outubro palestras sobre a saúde da mulher, rodas de conversas, debates, aulão de dança pink, planejamento reprodutivo e encerrou com a realização da carreata que teve a participação dos profissionais municipais e das mulheres envolvidas nas atividades realizadas. Ao final, foi feito alongamento e relaxamento com a educadora física Vanderléia Silva e logo em seguida foi oferecido um café da manhã. Ainda, são ações desenvolvidas pela Coordenadoria da Mulher: Planejamento Familiar, Digitação Siscan – preventivo e mamografia e Digitação Sisprenatal – gestantes.

NOVEMBRO AZUL

A Coordenadora Municipal da Saúde do Homem, Helen Fernanda Rogério Cameli, que também é enfermeira, estará à frente das atividades a serem realizadas neste mês de novembro. As atividades a serem realizadas na zona urbana acontecerão nas Unidades de Saúde Padre Teodoro Arnds e Eutália Paula de Oliveira. Na zona rural será na comunidade Nova Cintra. As atividades desenvolvidas serão: testes rápidos, distribuição de preservativos, orientações sobre a saúde do homem além das atividades físicas.

Segundo a coordenadora da saúde da mulher e da criança, enfermeira Manelisse Coelho, o OUTUBRO ROSA é celebrado anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Ressalta ainda que, todos os dias, as mulheres podem procurar uma Unidade de Saúde para realizar exame de preventivo e solicitação de mamografia.

Já a coordenadora da saúde do homem, enfermeira Helen Fernanda, explica que o NOVEMBRO AZUL faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem que visa qualificar a saúde da população masculina na perspectiva de linhas de cuidado que resguardem a integralidade da atenção e tem por objetivo promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e tipos de gestão. Ressalta ainda que, a intenção é realizar as atividades proposta em cada unidade de saúde envolvendo as zonas urbana e rural.

Por fim, tanto para as mulheres quanto para os homens, os dois meses (OUTUBRO ROSA e NOVEMBRO AZUL) com a realização das atividades acima citadas, pertencem a programas imprescindíveis que fazem parte da política nacional de atenção integral à saúde pública, ao mesmo tempo em que se faz necessário um trabalho de prevenção junto aos cidadãos rodriguesalvenses, que através destas ações possam ter atenção especificas e singulares, já que ambos os sexos apresentam problemas de saúde peculiares.

Parabéns as mulheres, aos homens e aos profissionais em saúde do município de Rodrigues Alves!

Fonte: Ralph Luís do N. Fernandes – Assessoria de Comunicação.

Prefeitura Municipal de Rodrigues Alves – CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA.