Pref. Rodrigues Alves

19 de mai de 20212 min

Município de Rodrigues Alves recebe unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos

Projetada para realizar ações itinerantes de prevenção em saúde para as mulheres, a Unidade Móvel do Hospital de Amor ficará em Rodrigues Alves entre os dias 17 e 25 de maio. A estrutura, que conta com consultório climatizado e equipado para realização de exames de PCCU e mamografia, atenderá por dia 60 mulheres, a iniciar nesta terça-feira, 18, realizando exames preventivos de PCCU e mamografia às mulheres já agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim, agradeceu a ação, que oportuniza exames importantes na prevenção de doenças com alta incidência de casos graves ou de mortes. “Essa Unidade Móvel é de grande importância, pois, estamos oferecendo saúde preventiva para as mulheres. Só temos a agradecer ao Hospital de Amor e ao governo do Estado por essa que é uma ação conjunta de prevenção e cuidado. Sabemos que nem todas as mulheres têm condições de se deslocar até Rio Branco ou até mesmo em Barretos para a realização destes exames”, citou o gestor.

“Nesta primeira vinda da carreta do Hospital de Amor ao Juruá, vamos atender mais de 300 mulheres aqui do Município de Rodrigues Alves. É muito satisfatório para nós esta atividade. É um esforço grande da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Rodrigues Alves, bem como da equipe voluntária deste trabalho aqui na região. Os exames serão analisados em Barretos e, caso haja alguma alteração, o Hospital faz contato com esta paciente para continuar a investigação, e se houver a confirmação de câncer, a paciente é encaminhada para o Hospital do Amor de Porto Velho, para tratamento.”, destacou Daniel Lambertucci, Coordenador de Captação de Recursos no Juruá.

O exame de PCCU deve ser feito por mulheres entre 25 e 64 anos. O de mamografia, por mulheres entre 40 e 69 anos. Pacientes que não estiverem nesta faixa etária devem ir com encaminhamento médico.

“No atual momento que vivemos, trazer prevenção e cuidados de saúde para a nossa gente é muito importante. Esse gesto representa muito, pois, paralelo à saúde física, também contribui para o bem-estar espiritual e mental. Que as nossas mulheres não percam essa oportunidade de usufruir do que há de melhor em termos de saúde preventiva, deixar de lado o medo e cuidar da saúde”, concluiu Everton Farias Secretário de Saúde.

O Hospital de Amor é mantido sem fins lucrativos por meio de doações pelo Hospital de Barretos, em São Paulo. O hospital tem uma representação em Rio Branco e é, hoje, referência na América Latina para o tratamento contra o câncer.

Galeria de fotos:

    0