25 de abril " Dia Mundial Contra a Malária"

Nesta quinta (25) Dia Mundial da Malária, a Secretaria Municipal de Saúde de Rodrigues Alves, anuncia redução do número de casos da doença em comparação a anos anteriores. Boa notícia.

Para reduzir a possibilidade da picada do mosquito transmissor de malária no doente, a população precisa ficar atenta a algumas recomendações e cuidados.

TRATAMENTO E CUIDADO - O paciente com malária geralmente é tratado com medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde do SUS. Somente os casos graves deverão ser hospitalizados de imediato. O tratamento indicado depende de alguns fatores, como a espécie do protozoário infectante; o peso e idade do paciente; condições associadas, tais como gravidez e outros problemas de saúde; além da gravidade da doença. Além do tratamento algumas medidas de prevenção devem ser levadas em consideração, como: uso de mosquiteiros impregnados com inseticidas; uso de roupas compridas que protejam pernas e braços; instalação de telas em portas e janelas; uso de repelentes; evitar exposição nos horários de maior atividade do mosquito; Borrifação Residual Intradomiciliar com inseticida de efeito residual e drenagem de áreas alagadas consideradas de risco para a transmissão da malária.

MALÁRIA - Doença infecciosa febril aguda, causada por parasitos do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito gênero Anopheles. O paciente com malária não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa, é necessária a participação de um vetor. Entre os principais sintomas da malária estão, febre alta, calafrios, tremores, sudorese ou dor de cabeça. Algumas pessoas antes de apresentarem esses sintomas, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. A malária tem cura, mas se não for diagnosticada e tratada em tempo oportuno, pode evoluir para formas grave da doença.

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

Receitas

Despesas