II Pelotão da Polícia Militar e Prefeitura de Rodrigues Alves realizam a formatura da Guarda Mirim

II Pelotão da Polícia Militar e Prefeitura de Rodrigues Alves realizam a formatura da Guarda Mirim do município.


Na segunda-feira ( 31), o II Pelotão da Polícia Militar e a Prefeitura de Rodrigues Alves realizaram a formatura e promoveram membros da Guarda Mirim municipal. O ato foi realizado na Quadra Esportiva.


Na solenidade, o comandante militar do II Pelotão de RodriguesAlves, Tenente Mariano, junto com o vice-prefeito de Rodrigues Alves, Nilson Magalhães, promoveram 10 alunos a soldados da Guarda Mirim, 25 alunos ingressaram no curso de Cabo e 4 mais alunos ingressaram no curso de aluno sargento.

A solenidade de formatura contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Neto, e secretários municipais.

A Guarda Mirim do 2.° Pelotão de Polícia Militar de Rodrigues Alves foi criada pelo Tenente PM Thiago, no dia 20 de março de 2018, sendo que a primeira turma contava com 30 crianças do sexo masculino. Em 2019, já sob o comando do Tenente PM Evandro , efetivo foi composto por 150 integrantes entre crianças e adolescentes, tanto do sexo masculino quanto feminino, dividido em 4 pelotões.


Devido a pandemia da Covid-19, a Guarda Mirim ficou parada por um período de 1 ano e 10 meses. Retornando as atividades em novembro de 2021.



Atualmente a Guarda Mirim conta com 60 crianças e adolescentes frequentes nas atividades.


A Guarda Mirim tem como finalidade principal: instruir menores de 10 (dez) a 17 (dezessete) anos de idade, reforçando-lhes os bons princípios da honestidade humana e respeito à liberdade, através da devida e possível assistência e orientação nos campos da atividade humana. Com isso, visa afastar os menores das ruas contribuindo com suas famílias para a educação e formação humana, e, deste modo, trabalhar de modo preventivo contra a ociosidade e a marginalidade.


No Quartel da Polícia Militar, as crianças e adolescentes são incentivados a uma orientação de descoberta sócio/profissional com o intuito de despertarem para uma visão mais ampla e humana do mundo através do esporte, lazer e cultura, com novas possibilidades que permitam melhorar o desenvolvimento das atividades que visam o crescimento físico-intelectual dessas crianças que compõe a Guarda Mirim da Polícia Militar de Rodrigues Alves.