...
 

Rodrigues Alves mobiliza comunidade pelo Dia da Malária nas Américas

Nesta quinta-feira, 11, a Prefeitura de Rodrigues Alves, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Endemias, realizou um evento em alusão ao Dia da Malária nas Américas.



A atividade reuniu moradores da comunidade Nova Cintra e contou com a presença dos secretários municipais Everton Farias (Saúde), Salatiel Magalhães (Administração) e do Coordenador de Endemias, Raiden Alves. Na ação, foram realizados testes rápidos e palestras educativas para os moradores presentes.


A data 6 de novembro foi definida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) durante a 27ª Conferência Sanitária Pan-Americana, em 2007, por coincidir com o dia em que a presença de parasitas de malária no sangue de paciente com sintomas febris foi observada pela primeira vez pelo médico Charles Louis Alphonse.



O secretário de Saúde falou da importância da mobilização sobre esta data. “Nas regiões tropicais, particularmente nas Américas do Sul e Central, na Ásia e na África, a malária ainda é um mal que causa grandes sofrimentos. Na África, por exemplo, ainda mata centenas de milhares de pessoas por ano. Assim, educar e orientar nossas comunidades para a prevenção e o correto tratamento dessa doença deve ser uma preocupação constante do serviço público. Estamos felizes por assim fazermos”, afirmou.



Prefeitura de Rodrigues Alves

Compromisso com o nosso povo