Prefeitura de Rodrigues Alves realiza caminhada "Faça Bonito"

Prefeitura de Rodrigues Alves realiza caminhada "Faça Bonito " alusiva ao combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

Nesta quarta-feira ( 18), a Prefeitura de RodriguesAlves, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência de Assistência Social, da Coordenação do AIPETI e do Conselho Tutelar, realizou a caminhada " Faça Bonito ", em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação visa conscientizar a sociedade rodriguense a respeito da prevenção a qualquer tipo de violência contra a crianças e adolescentes.

A caminhada teve início na Praça Beira Rio e o percurso foi concluído na UBS Eulália de Paula, no bairro São Francisco. No local, foram realizadas apresentações da Guarda Mirim, coreografia com as crianças e músicas educativas com artistas da cidade.

A Coordenadora do CRAS Mariene Lima, explica que o CRAS é o órgão especializado em atender violências contra a crianças e adolescentes, onde seus direitos sejam violados, oferecendo atendimento adequado e qualificado.

Já a coordenadora do Programa AIPETI, Simone Bussons, destaca também que o referido órgão recebe casos de violência relacionados a idosos, assim como, contra a mulher.

Segundo a secretária de Assistência Social, Rosimeire Teixeira , esse é um momento de reflexão que começa dentro do ambiente familiar, haja vista que a família é a base e precisa dialogar sobre o assunto.

"O cuidado começa dentro de casa. Nós precisamos falar com as crianças de acordo com a idade dela, que elas irão entender. Saber onde é permitido tocar e tratar do assunto com eles e ouvi-los. Isso começa no lar, dentro de casa", alerta a secretária.

O prefeito JailsonAmorim também participou da caminhada FAÇA BONITO em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". O gestor enfatiza que a data deve ser trabalhada o ano inteiro, no seio da sociedade, para que a mesma tenha informações necessárias no combate a esse tipo de delito.

“É uma luta que acontece o ano inteiro. É um dia de enfrentamento, de batalha na qual estamos tentando diminuir o número de violência e trazer para a população informações de onde identificar, de como buscar ajuda, de como prosseguir diante de suspeita e confirmação de violência sexual contra criança e adolescente”.

Além dos nomes citados, participaram do ato a primeira'dama Samia Cristina e sua equipe, o secretário de Saúde Aluildo José, o secretário de Finanças Iranilson Nunes, membros do Conselho Tutelar e representantes da Polícia Militar.