top of page

Rodrigues Alves é referência Nacional na redução dos casos de malária!

Hoje, dia 25 de abril, comemorasse o dia mundial da luta contra a malária. Uma data importante para o Município de Rodrigues Alves, que alcançou uma porcentagem histórica na redução dos casos de malária.



Com o trabalho incansável da gestão do Prefeito Jaílson Amorim e vice-prefeito Pastor Nilson Magalhães, e da equipe da Coordenação de Endemias, o município alcançou a maior redução dos casos de malária dos últimos anos, com quase 6000 mil casos em 2016 para 414 casos em 2023, ou seja, um percentual de redução de 93%.

E neste ano de 2024 a redução continua com uma média de apenas 20 a 30 casos por mês com um percentual de 36%, comparado ao primeiro trimestre do ano de 2023.


A redução do número de casos da malária no município reflete o empenho de toda a gestão, com o prefeito Jaílson Amorim e vice-prefeito Pastor Nilson Magalhães que não tem medido esforços para dar todo suporte necessário, e também a equipe que é bem estruturada na vigilância da doença, trabalhando especialmente, por busca ativa direcionada em áreas de transmissão.


A atual equipe possui grande experiência em campo e conhecimento técnico para executarem as análises epidemiológicas e investigações de casos, requeridas para as respostas adequadas e oportunas que impactam positivamente nos indicadores de saúde pública.


Há perspectiva de elaboração do plano municipal de eliminação da malária em Rodrigues Alves, em que serão descritas as principais estratégias e elencados os recursos necessários para que essa meta seja alcançada até o ano de 2035. Dentre as quais, por exemplo, destaca-se a implementação de inovações tecnológicas ao serviço de saúde para o tratamento, com o antimalárico ministrado em dose única, que permite melhor adesão da população.


A continuidade das ações de enfrentamento à malária, ofertando o diagnóstico oportuno com alta sensibilidade nas investigações junto ao fortalecimento do eixo de educação em saúde e mobilização social às comunidades guiará o município rumo à eliminação da doença.


A gestão também tem se preocupado com a valorização do trabalhador de endemias, pagando o incentivo financeiro com adicional, e equiparando o salário de microscopista com o piso nacional.


Com isso é importante a continuidade desse trabalho para seguir rumo a eliminação da malária em Rodrigues Alves.



Comments


bottom of page