top of page

SOBRE A CIDADE

Informações estatísticas do município sobre população, trabalho e rendimento, educação, economia, saúde, território e ambiente, acesse aqui.

Gentílicorodriguesalvense

Em junho de 1884, os cearenses Ismael Galdino da Paixão e Domingos Pereira de Souza exploram esse pedaço do Juruá que vai do referido Estirão dos Náuas a embocadura do Juruá-Mirim. Esses excursionistas foram os primeiros que exploraram o rio com o fim de o povoar. Encontraram eles pelas cercanias do Rio Môa extensos bananais e grande número de índios, que os iam seguindo com o maior interesse, por terra. No meio do Estirão dos Náuas, justamente no local onde se encontrava a Sede do Seringal Buritizal, foram os viajantes à terra deparando com enorme maloca dos silvícolas chamados Náuas, os quais deram nome ao atual Estirão, onde hoje se localiza a sede do município de Rodrigues Alves. Por volta de 1914 e 1916, passou a ser denominado Seringal Florianópolis, cujo proprietário era o coronel Francisco Carioca.


Neste seringal trabalhavam 6 famílias explorando a borracha natural, pois outra atividade o proprietário não permitia. Por volta de 1916 a 1920, o referido seringal foi vendido para o coronel Mâncio Lima e o mesmo doou uma parte do referido seringal para a implantação da colônia Rodrigues Alves, fazendo parte do município de Cruzeiro do Sul. Por volta de 1940, a colônia Rodrigues Alves contava com aproximadamente 25 famílias, que viviam da exploração da borracha e agricultura de subsistência.
Em 1960, a Petrobrás fez uma perfuração na busca de petróleo, nada foi confirmado, porém foram gerados vários empregos e a circulação de dinheiro aumentou, trazendo para a colônia mais famílias, nessa mesma época a colônia foi transformada em Vila de Cruzeiro do Sul e sendo administrada por um subprefeito. Em 1991, através de plebiscito a vila Rodrigues Alves passou a município, tendo sido realizadas em 1992 eleições para escolha de prefeito e vereadores.


Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Rodrigues Alves, pela Lei Estadual n.º 1.032, de 28-04-1992, alterado em seus limites pela Lei Estadual n.º 1.067, de 09-12-1992, desmembrado de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Sede no atual distrito de Rodrigues Alves (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

SÍMBOLOS
bandeira.png
Bandeira

Bandeira oficial do município

Brasao.jpg
Brasão

Brasão oficial do município

HINO DO MUNICÍPIO

Letra por José Fabrício da Silva
Melodia por Pe. Herbert Douteil, CSSp.

Nestas calmas e verdes paragens
Da Amazônia do grande Brasil,
Entre nuvens de alvura inconstante,
Sob um céu decorado de anil,
Floreceu uma bela cidade
Altaneira, fulgente e viril:

Rodrigues Alves, ditosa,
Nós queremos te sempre assim:
Estrela, Mãe, flor mimosa,
Fulgurante até o fim.

O colono, este herói destemido,
Estafado por lutas hostis,
Que de tempos remotos o insultam,
Na esperança de vida feliz,
Cultivando esta terra fecunda,
Fez crescer o Brasil, seu país.

Homens bravos e cheios de sonhos,
Semearam aqui seu porvir.
É preciso que as flores não deixem
Doravante este brilho exaurir.
O progresso, um futuro risonho
Entre nós há de sempre luzir.

Nas florestas e campos viremos,
Orvalhados de grande esplendor,
A esperança nos enche de vida
Num elevo de honra e fulgor.
E a certeza de sermos felizes
É de todos o grande penhor.

Na beleza das chuvas caindo,
Neste sol que nos vem aquecer,
E as águas silentes dos rios,
Deus existe pra nos proteger.
Uma vida de paz e bonança
Vamos juntos aqui sempre ter.

bottom of page