Jogos Escolares Municipais 2023

Pela primeira vez na história do município, Prefeitura de Rodrigues Alves, através da Secretaria de Educação realiza Primeira edição dos Jogos Escolares da Rede Municipal -2023.

Dando início à etapa rural, os jogos foram realizados nas comunidades Santa Maria (Apuí) e Foz do Paraná. Marcado por fortes emoções, com a participação ativa das escolas e da população que vibraram junto com os pequenos jogadores que trilham o caminho da vitória, vitória da educação de qualidade, educação que promove esporte, saúde e socialização.

Os jogos irão ser concluídos ainda na zona rural, e passará para etapa Urbana onde as escolas municipais da zona urbana competirá entre elas. E a grande final será na comunidade Foz do Paraná.

O objetivo dos jogos escolares é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.

Para o secretário municipal de Educação, Narciso Monteiro, os jogos têm grandes objetivos, que juntos formam uma estratégia importante para a rede de ensino municipal. "A primeira questão é os alunos perceberem que fazem parte de uma rede maior, com outras escolas e outros estudantes, em outras comunidades. A segunda, é a interação, para que as crianças possam, através do esporte, interagir com as outras, desenvolvendo alguns valores que são muito importantes numa sociedade, como a honestidade, a camaradagem e a resiliência. Por fim, a educação da criança e do adolescente não se fazem só com

atividades curriculares na sala de aula, a educação física escolar como parte do currículo é importante nesse sentido de desenvolver questões de coordenação motora, o condicionamento físico e a saúde", pontua o gestor.