Na Semana do Meio Ambiente, secretaria de Rodrigues Alves alerta sobre queimadas

Durante a semana do meio ambiente, comemorada de 1º a 5 de junho, a Prefeitura de Rodrigues Alves realiza uma intensificação dos trabalhos de conscientização, através de ações através dos meios de comunicação. A Secretária Municipal da pasta, Joice Matos, explicou que embora este ano não seja possível realizar os trabalhos de forma direta com o público, devido a pandemia do coronavírus, o tema tem sido tratado com a população, e as ações de fiscalização continuam ocorrendo.

“O prefeito Sebastião Correia e a Secretaria tem esse cuidado e essa preocupação, usando os meios de comunicação para falar de um tema bastante conhecido, que são as queimadas durante o período do verão amazônico”, enfatizou a secretária.

O Prefeito Sebastião Correia enfatizou que as fumaças decorrentes das queimadas já causam um enorme prejuízo para saúde do ser humano e para o meio ambiente, e agora com a pandemia a situação se agrava ainda mais, por isso pede a colaboração de toda comunidade.

“As queimadas podem está agravando o quadro respiratório dos pacientes com essa doença, aumentar a ocorrência de outras doenças respiratórias, prejudicar o atendimento médico aos pacientes, e pode contribuir para um colapso do sistema de saúde”, destacou o gestor.

O município de Rodrigues Alves possui 80% da população residente em área rural, com 14 assentamentos. A principal fonte de renda vem da agricultura familiar, o que eleva consideravelmente a quantidade de queimadas nesta época do ano.

‘O agricultor ainda tem o fogo como principal método de limpeza e preparo das áreas de cultivo. Muito preocupante também são as queimadas urbanas, onde as pessoas juntam resto de poda, de capim, e quando junta a queimada de todos acaba cobrindo a cidade inteira de fumaça, prejudicando toda população”, contou a secretária.

Joice matos pede que a população possa colocar os entulhos na frente de suas residências e solicitar o serviço de recolhimento, por parte da prefeitura, para evitar dessa forma as queimadas. “Esse ano temos a questão ambiental de evitar as queimadas, não apenas para preservar a biodiversidade e a mudança climática, mas inda para preservar vidas, a qualidade do ar que respiramos. Peço todas as pessoas de Rodrigues Alves que nos ajude a evitar essa prática. Quem vê ações de queimada pode acionar o corpo de bombeiros, e pode ligar diretamente  9 9948 0294, que estarei atendendo sua denuncia e tomando as medidas cabíveis”, finalizou.