Prefeitura de Rodrigues Alves realiza ação de combate à malária e distribui mosquiteiros à população do Igarapé Apuí.

A Prefeitura de Rodrigues Alves, por meio da equipe de Endemias do município, realizou uma ação integrada de combate ao mosquito anopheles , transmissor da malária, que tem provocado alto índice de transmissão da doença aos moradores do igarapé Apuí, principalmente na localidade Chico Preto.

A equipe de endemias de Rodrigues Alves atendeu às famílias com exame de diagnóstico e intervenções de controle do mosquitos com borrifação e instalação de mosquiteiros. "Todas as famílias das comunidades Foz do Apuí, Santa Maria I, Santa Maria II, Cícero, Oliveira, Zé Tuta e Chico Preto foram contemplados com instalação de mosquiteiros e cortinados. Foram distribuídos aproximadamente 700 unidades, sendo que esses mosquiteiros são impregnados com inseticida e quando conservados com as devidas lavagens indicadas, a cada quatro meses, possuem a durabilidade de até 5 anos", ressalta o prefeito Jailson Amorim.

A ação foi possível neste momento porque o igarapé Apuí está com boa condição de tráfego e permitiu a logística de transporte de todo o insumo e profissionais da vigilância de combate à malária.

O coordenador Raiden Alves destaca que a estratégia de controle vetorial por mosquiteiros trará grande impacto na redução da doença, já que a atividade do mosquito anofelino é maior durante o período da noite. Aproveitou ainda para agradecer todo o respaldo da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde de Rodrigues Alves para o controle da malária, que é historicamente o maior problema de saúde pública do município.