Programa de capacitação e atendimento Ambiental Itinerante chega em Rodrigues Alves

Nesta terça-feira, 15, o vice-prefeito Pastor Nilson Magalhães participou da cerimônia de abertura oficial das ações da Carreta Ambiental. A Unidade Móvel Itinerante atenderá nos dias 15,16 e 17 no município de Rodrigues Alves. Oferecendo à população do município vários serviços relacionados ao meio ambiente, cultura e lazer.

O objetivo é desburocratizar o licenciamento ambiental e prestar atendimento e orientações aos produtores rurais no que se refere ao cumprimento da Legislação Ambiental nos municípios do Acre.

A Carreta Ambiental é um projeto do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Rodrigues Alves, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Políticas Indígenas - SEMAPI, e o Instituto do Meio Ambiente do Acre - IMAC e Instituto de Terras do Acre - ITERACRE são os órgãos responsáveis pela execução do projeto nos municípios.

James Alves, chefe da Divisão de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis da SEMAPI, agradeceu a parceria e apoio da Prefeitura de Rodrigues Alves em nome do Prefeito Jailson Amorim, do vice-prefeito Pr.NilsonMagalhães e da Secretária de Meio Ambiente, Márcia Queiroz.

O projeto da Carreta Ambiental é custeado por uma emenda parlamentar da Deputada Federal Vanda Milane , visando melhorar a vida do homem do campo. Onde o homem não pode vir, a carreta vem até ele, oferecendo todos os serviços ambientais como: capacitações, orientações em educação ambiental, abertura de processos, vistorias, emissão de licenças e certidões de outorgas, além do trabalho de atendimento à regularização fundiária. Em 2021, a Carreta Ambiental percorreu 11 Municípios das regionais do Alto Acre e baixo Acre. Neste ano de 2022, a carreta já passou por Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Vila Santa Luzia, Márcio Lima, por último, chegou no município de Rodrigues Alves e depois segue para Cruzeiro do Sul.

Estavam presentes no evento representantes de instituições do Meio Ambiente, vereadores, secretários,coordenadores de departamentos, diretoras e diretores escolares e demais autoridades.