top of page

Secretaria Municipal de Educação de Rodrigues Alves cria programa de avaliação escolar para o ano le

Secretaria Municipal de Educação de Rodrigues Alves cria programa de avaliação escolar para o ano letico de 2022.


A Prefeitura de Rodrigues Alves por meio da Secretaria Municipal de Educação criou o Programa intitulado PROAERA – Programa de Avaliação Escolar de Rodrigues Alves.



É o primeiro programa criado em âmbito municipal na história da educação da rede municipal com foco de diagnóstico.


O Programa será utilizado como instrumento para o ajuste da recomposição de aprendizagens dos alunos.



O Referido programa está sendo implementado e sua execução se dará durante este ano de 2022 em todas as escolas da rede nas turmas do 1° ao 9° ano e será organizado em três fazes: No início do ano letivo (durante o primeiro bimestre); no final do primeiro semestre e durante o 4º bimestre.


De acordo com o Secretário de Educação – o professor Adgarbe Alves – “O principal objetivo do programa é diagnosticar as aprendizagens dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática nas diferentes etapas do Ensino Fundamental, bem como intervir pedagogicamente junto às escolas para mitigar os impactos de aprendizagens causados pela pandemia da Covid-19 durante os últimos dois anos e outros fatores”.


Um dos critérios do programa é que a aplicação das avaliações será feita pela coordenação pedagógica da própria secretaria, para fins de imparcialidade em relação aos resultados e, assim, poder melhor intervir no processo de planejamento.



bottom of page